METALEARN – Methods Adapted to the Computerised Learning Environment (KA2 – Cooperation and Innovation for Good Practices)

Entidade coordenadora:

Mosjoen videregaende skole (Noruega)

Parceiros:

Norwegian Digital Learning Arena (Noruega)

ROC Friese Poort (Países Baixos)

Aydin Mimar Sinan Teknik ve EML (Turquia)

Malgomajskolan (Suécia)

UMEA UNIVERITET (Suécia)

Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória

Muitos professores pela Europa têm dificuldade em motivar os seus alunos para a aprender desde que os computadores foram introduzidos nas salas de aula. É suposto serem uma ferramenta para aprendizagem melhorada e motivação. No entanto, muitos professores experienciam o contrário, porque os computadores têm-se tornado um elemento perturbador que distrai os alunos e tenta-os a passar o tempo em atividades extracurriculares como nas redes sociais.

Objetivo do projeto:
Desenvolver e aplicar metodologias para sala de aula computorizada (ensino computorizado) e competência dos professores ao explorar redes digitais para beneficiar a aprendizagem, para atingir os objetivos de melhoria e eficácia. A maioria das escolas que já utiliza tecnologia moderna vai beneficiar disto.

O projeto era necessário visto que professores por toda a Europa têm dificuldades em encontrar metodologias que possam explorar redes digitais de uma forma inovadora, para que melhorem a aprendizagem em vez de a dificultar. Este projeto juntará estudantes e professores de diferentes países que estão comprometidos em melhorar a qualidade do uso das TIC nas salas de aula.

O projeto salienta a necessidade de inovação, pelo que as competências digitais aumentarão significativamente em todas as escolas parceiras entre estudantes e entre professores. Os estudantes participantes experienciam cooperação com outros alunos europeus no que toca a aspetos técnicos, culturais e linguísticos, reforçados pelas visitas entre países. Para os professores, serve de formação de trabalho e fazer parte da sua aprendizagem ao longo da vida. Aqui, os alunos estão envolvidos numa base consultiva, daí o seu papel não ser apenas de consumidores no ambiente de aprendizagem, mas também de contribuir para o desenvolvimento de didáticas, o que leva ao aumento da sua motivação para o sucesso.

Houve oportunidade para partilha de diferentes perspetivas sobre a sala de aula computorizada pelos professores e alunos.

Deu-se em novembro de 2015 deu-se nos Países Baixos uma reunião de projeto, com todos os parceiros; na Terceira em novembro de 2016 uma LTTA, participando todos os parceiros, 1 para professores, outra para alunos; em abril de 2016 deu-se na Suécia; na Terceira em abril de 2017; em novembro de 2014 na Noruega e março de 2015 na Suécia.

Fez-se uso das plataformas E-twinning e Twin Space.

Produtos finais:

Artigo publicado na revista COMCEJ; META magazine, Digination; EMMÉ; Newspaper; Contrast.

Panfleto.