Digital Script: Digital Story Telling For Adult Learing in The Digital Age- ERASMUS + (KA202 – Cooperation and Innovation for Good Practices)

Entidade Coordenadora:

Fundația pentru Promovarea Întreprinderilor Mici și Mijlocii (Roménia)

Entidades Parceiras:

Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória

Storytellme, Unipessoal Lda (Lisboa)

ISOB Institut für sozialwissenschaftliche Beratung GmbH (Alemanha)

No âmbito do projeto intitulado de “Digital Script: Digital Storytelling for Adult Learning in the Digital Age” com parceiros estratégicos europeus, nos dias 14 e 15 de janeiro de 2020, realizou-se a primeira reunião da parceria do projeto em Lisboa. Na reunião, participaram representantes da Roménia, Portugal e Alemanha. Posteriormente, realizaram-se entre os dias 11 e 15 de outubro de 2021 na Escola Profissional da Praia da Vitória, na ilha Terceira, atividades com o objetivo de facilitar a aprendizagem digital através do Storytelling (“Facilitating Digital Learning through Storytelling”). Estiveram, assim, presentes parceiros da Alemanha, Roménia e Portugal (Lisboa).

O projeto foi iniciado em 2019, tendo arrancado com o desenvolvimento da metodologia para facilitar a aprendizagem das competências básicas de TIC utilizando a narrativa digital.

O encontro dos parceiros em pessoa serviu para facilitar a troca de impressões sobre os progressos realizados no âmbito do projeto, nomeadamente conteúdos digitais produzidos; para pôr a par das tarefas cumpridas por cada parceiro até à data; discutir aspetos a serem melhorados e o surgimento de novas ideias. Cada parceiro organizou apresentações e preparou conteúdos teóricos e práticos para cada dia, complementados com atividades ao ar livre, de modo a enriquecer a relação e cooperação entre os participantes, operacionalizando a técnica de teambuilding.

Ao longo do projeto, cada parceiro, no seio das suas instituições, pôs em prática eventos multiplicadores e de divulgação dos resultados do projeto junto da comunidade, para cada grupo-alvo, sendo maioritariamente compostos por adultos com baixas competências digitais.

A última reunião/conferência do projeto iria realizar-se no mês de janeiro de 2022 na Roménia, mas devido ao agravamento da pandemia provocada pela Covid-19, acabou por não decorrer.

O projeto teve como principais objetivos desenvolver as competências pedagógicas de facilitadores de aprendizagem digital, ao usar novas metodologias para o ensino de competências digitais básicas; melhorar a oferta de oportunidades de aprendizagem dirigidas a pessoas com poucas competências digitais e diminuir o risco de marginalização social, económica e cultural das pessoas com poucas competências digitais.

Produtos finais:

Três Newsletters

Site oficial do projeto

Página Facebook do projeto

Metodologia para aplicar o Storytelling Digital no ensino de competências básicas em TIC a adultos com baixas competências

Currículo para Facilitadores de Storytelling Digital que trabalham com adultos com baixas competências

Guia para a aprendizagem digital

Plataforma online de Aprendizagem para o Storytelling Digital

Dois vídeos com instruções para a plataforma e-learning