Terceira reunião de projeto ‘Innovative Teaching Methods’- Robotics (5 a 9 de abril de 2022)

Entre os dias 5 e 9 de abril, os parceiros do projeto Erasmus+ ‘Innovative Teaching Methods: Programming, Robotics and Game Based Learning as Challenges in Education’ participaram em atividades realizadas na nossa Escola, sendo eles de Viena (Áustria), Sardenha (Itália) e Málaga (Espanha).

Foram realizados dois tipos de atividades no âmbito da reunião de projeto, uma para os alunos e outra para os professores. Primeiro, os alunos apresentaram as iniciativas de Robótica no seu país, como personalidades, indústrias, escolas, eventos e competições; os alunos da nossa Escola apresentaram alguns detalhes sobre a história da Robótica; estiveram a interagir com projetos de robótica à base de jogos nas oficinas, podendo também conhecer o que fazemos no nosso clube de Robótica; estiveram a construir uma peça na impressora 3D, sendo, neste caso, um porta-chaves com o mapa dos Açores e um robô, servindo de recordação e como resultados do projeto; estiveram a aprender como construir simples circuitos eletrónicos e programação aplicada à Robótica.

Por sua vez, os professores puderam assistir às apresentações dos alunos sobre a Robótica em cada país e sobre a história da Robótica; puderam observar e interagir com jogos e robôs no clube de Robótica, como forma de abrir a discussão sobre como podemos introduzir a Robótica na sala de aula, bem como os seus prós e contras, o papel da Robótica na educação e resolução de problemas; decidir os conteúdos a incluir na Revista do projeto e discutir alguns detalhes sobre a próxima reunião em Espanha. Por fim, com todos presentes, fez-se a entrega dos certificados de participação; feedback e avaliação e discussão de resultados. Assim, como parte integrante do plano cultural, os alunos e professores puderam visitar os principais pontos turísticos da ilha.