Parceria entre:
Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória;
Střední Odborné Učiliště A Střední Odborná Škola SČMSD Znojmo S.r.o. (República Checa);
Tartu Kutsehariduskeskus (Estónia);
Mosjøen videregående skole (Noruega);
ROC Friese Poort (Países Baixos).
O projeto tinha uma duração inicial de 24 meses, mas devido à situação de pandemia provocada pelo COVID-19, foi estendido para 34 meses, com a realização de estágios em dois momentos distintos. Nos meses de maio, junho e julho de 2019 decorre um primeiro período, designado como primeira corrente de mobilidade, no qual participaram os alunos finalistas da turma 2018/2019, oriundos de diferentes áreas de formação.
Os estágios decorreram entre abril e julho de 2019 e nesta primeira mobilidade, participaram os alunos finalistas do ano letivo 2018/2019, de diferentes áreas de formação. Nesse sentido, nesse fluxo de mobilidade, três alunos do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando desenvolveram seu estágio nos Países Baixos, em empresas da área. Outros três alunos do curso Técnico em Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, dois alunos do curso Técnico de Receção e um aluno do curso Técnico de Restaurante/Bar, concluíram os seus estágios na Estónia. Além disso, três alunos do curso de Técnico de Restaurante/Bar fizeram estágio na República Checa.
O segundo fluxo de mobilidade deveria ter ocorrido nos meses de maio, junho e julho de 2020, mas devido à situação epidemiológica fornecida pela COVID-19, a sua execução não foi possível. Para esta segunda fase de mobilidade, estava prevista a participação de alunos finalistas do ano letivo 2019/2020.
A permanência dos alunos no exterior teve a duração de dois meses e dois dias para cada fluxo de mobilidade, o que representa um estágio de 300 horas para cada aluno.
Nesse sentido, iriam para a República Checa dois alunos do Curso de Técnico de Restaurante/Bar e um aluno do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria; três alunos do curso de Técnico de Agricultura e três alunos do Curso de Técnico de Processamento e Controle de Qualidade Alimentar iriam para a Noruega; iriam para a Estónia dois alunos do curso de Técnico de Multimédia e um aluno do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria; iriam para a Estónia três alunos do curso de Cozinha/Pastelaria e dois alunos do curso Técnico de Multimédia; e dois alunos do curso Técnico de Agropecuária para os Países Baixos.
Todos estes alunos estavam a fazer a sua formação em língua inglesa, na plataforma OLS, quando tivemos que interromper as atividades docentes, no dia 16 de março de 2020. Assim, numa primeira fase, doze alunos participavam nos programas de mobilidade e outros dezoito alunos estavam a ser preparados para iniciar seus estágios em abril.
O objetivo destas mobilidades era, antes de mais, permitir que os alunos desenvolvessem o estágio curricular numa empresa no estrangeiro, em vez de o fazer numa empresa local. Nesse sentido, cada mobilidade teve a duração de dois meses e dois dias, o que representou um estágio de 300 horas para cada estagiário. Cada aluno teve uma Caderneta de Estágio, onde foram treinados nas habilidades desenvolvidas. A nota do estágio foi tida em consideração no certificado de conclusão do curso, como avaliação da Formação em Contexto de Trabalho, da mesma forma como se tivesse ocorrido na ilha. Além disso, esta experiência permitiu aos alunos o contacto com outras culturas, línguas e formas de trabalhar, melhorando assim as suas competências sociais, culturais, linguísticas e, sobretudo, técnicas. O impacto esperado é que esta experiência seja uma mais-valia futura, favorecendo a sua transição para o mundo do trabalho.
Para a nossa instituição, os principais objetivos eram proporcionar a estes jovens uma formação eficaz em diferentes países, complementando assim a formação recebida na nossa escola. Por outro lado, pretendeu-se também aumentar o número de alunos a fazer estágio no estrangeiro.
Neste sentido, os alunos que estagiaram no primeiro fluxo de mobilidade foram convidados, no início do ano letivo seguinte, a partilhar a sua experiência com os alunos das turmas que seriam contempladas neste projeto. Representantes das escolas parceiras também participaram da sessão, via Skype. Esta sessão de divulgação teve um grande impacto, pois tínhamos mais candidatos a estágio do que vagas disponíveis.
Enquanto intermediárias, todas as escolas parceiras colaboraram ativamente no desenvolvimento destes estágios e conseguiram responder aos objetivos propostos contactando locais/empresas de estágio adequados ao perfil dos alunos. Dessa forma, fortalecemos a nossa colaboração com essas escolas, que é mais um de nossos objetivos: aumentar e fortalecer nossa rede de parcerias no exterior.
O contacto linguístico, cultural e técnico representa uma grande mais-valia para estes formandos, juntamente com a realidade dos países estrangeiros através de organizações formadoras que prestarão o necessário apoio educacional e de inclusão. Por um lado, o facto de estas escolas possuírem profissionais qualificados, experientes e habituados a acolher alunos estrangeiros, em qualquer área referida, dão-nos a garantia de que os formandos terão um acompanhamento positivo, seja a nível técnico ou logístico e de integração. Por outro lado, ser instituições de formação devidamente adequadas, com protocolos com as melhores empresas locais, pode proporcionar a estes jovens uma grande oportunidade de aprendizagem prática, bem como um aperfeiçoamento das suas competências técnicas e transversais (cultura e língua). Essas escolas vão atuar como parceiras intermediárias e, por meio de uma rede protocolar com as empresas locais, podem colocar esses alunos naqueles mais adequados ao seu perfil profissional. Os resultados esperados são a aquisição de novas competências técnicas, sociais, linguísticas e culturais.
Além disso, para a instituição remetente, o principal objetivo é proporcionar uma formação eficaz, no contexto mais eficiente, numa cultura e idioma diferentes daqueles a que estão habituados. Além disso, pretende-se que esta seja uma forma de complementar a formação profissional destes alunos, com uma formação verdadeiramente útil, numa perspetiva de orientação e de uma carreira futura de sucesso.
Objetivos:
Acima de tudo, este projeto visa proporcionar empregabilidade a estes jovens, pelo facto desta vivência potenciar o seu currículo profissional e a aquisição de novas competências e o seu aperfeiçoamento, quer na área técnica quer no domínio de línguas estrangeiras (Inglês) dos participantes envolvidos. Este projeto visa também permitir que os formandos tenham consciência da necessidade de aprenderem permanentemente ao longo da vida. Além disso, o mercado de trabalho está em constante mudança e evolução, portanto, eles devem ter a capacidade de se adaptar a esse ajuste.
Para além das competências gerais a adquirir, em todos os alunos, nomeadamente o reforço das competências de uma língua estrangeira; para proporcionar uma maior consciência da interculturalidade do projeto europeu, bem como dos valores da União Europeia para valorizar a sua autoestima e desenvolver a motivação para favorecer o seu desempenho na aprendizagem ao longo da vida, existe um conjunto de competências técnicas que se pretende adquirir, específicas para cada curso.
Entre os meses de janeiro, ou seja, antes de cada fluxo de mobilidade e da execução dos fluxos de mobilidade em maio, junho e julho, ocorre a seleção dos estagiários para o estágio, bem como a sua preparação cultural, técnica e linguística. Além disso, as instituições parceiras, na qualidade de intermediárias, devem confirmar em que empresas os alunos poderão estagiar, bem como as escolas e empresas a visitar e confirmar a totalidade do programa cultural a desenvolver.
Maio/Junho/Julho de 2019- Execução das primeiras mobilidades – finalistas do ano letivo 2018/2019 Maio/Junho/Julho de 2021- Execução da segunda vertente de mobilidade- finalistas do ano letivo 2020/2021