Entidade candidata:
Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória
Entidades parceiras:
Mosjoen videregaende skole (Noruega)
Etiler Otelcilik ve Turizm Meslek Lisesi (Turquia)
Sredni Odborná Skola multimedálni a propagacni tvorby s.r.o. (Rep. Checa)
Este projeto teve como principais objetivos proporcionar aos professores da nossa Escola uma oportunidade de contactarem com outras instituições de ensino profissional e familiarizarem-se com o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas implicadas neste projeto, especialmente no que se refere às de Hotelaria e Restauração (Cozinha), Multimédia e Controlo de Qualidade Alimentar. Este projeto permitiu ainda a troca de experiências e aquisição de novas competências, quer para os nossos parceiros, quer para os professores da nossa escola.
Para todos os participantes neste intercâmbio, foi importante para despertar a sua consciência para a necessidade para permanente atualização e de formação ao longo da vida. Além disso, para tomarem consciência que estamos a formar jovens que terão pela frente o desafio de enfrentarem um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dinâmico e a uma escala alargada.
Os objetivos e estratégia da formação profissional não podem, de modo algum, perder de vista este aspeto fundamental, sendo premente aperfeiçoar, adaptar e transformar o sistema de educação e formação profissional no sentido de se dar resposta ao mercado de trabalho a nível europeu. Por este motivo, torna-se imperativo que os seus professores tenham contato com essas realidades mais amplas e diversificadas, de modo a que também eles se possam atualizar e adaptar às transformações que terão necessidade de realizar.
Durante o período de intercâmbio, foram trabalhados, em cada entidade parceira, a comparação entre sistemas de ensino, práticas pedagógicas e metodologias usadas nas aulas práticas, organização curricular, relacionamento entre escolas e empresas que recebem alunos em estágio e transição para o mercado de trabalho.
Os resultados esperados foram, sobretudo, a aquisição de novos conhecimentos e aplicação dos mesmos na nossa escola, ao longo da sua prática letiva diária. No entanto, todos os formadores vieram, deste intercâmbio, com ideias de novos métodos a aplicar, e por este motivo, podemos considerar que os resultados se encontram de acordo com os objetivos iniciais. Os objetivos e resultados foram totalmente atingidos.
A experiência dos participantes foi reconhecida por um certificado de participação, emitido pelas escolas parceiras, e por relatório das atividades desenvolvidas que acompanha o certificado. Este reconhecimento vem certamente valorizar o currículo destes profissionais.
Houve 3 professores participantes e cada um foi enviado para um país parceiro diferente.
Fez-se uso da plataforma MobilityTool e ECAS.