Entidade coordenadora:
Mosjoen videregaende skole (Noruega)
Entidades parceiras:
ROC Friese Poort (Países Baixos)
Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória
Kouvolan kaupunkin (Finlândia)
Seinajoen koulutuskuntayhtyma (Finlândia)
Seinajoki Univerisity of Applied Sciences LTD (Finlândia)
Objetivos:
- Apoiar a compreensão de abordagens inovadoras e tecnologias digitais para ensino e aprendizagem
- Desenvolvimento inicial e contínuo do desenvolvimento profissional de professores, formadores e mentores em contexto de escola e trabalho
- Saúde e bem-estar
- Ser um programa de estudos inovador, métodos educacionais e desenvolvimento de cursos de formação
- Cooperação entre instituições de ensino e negócios
- Comparar programas de ensino, metodologias e aprendizagem prática, desenvolvendo uma unidade de estudo europeia e torna-la disponível para todos
- Espera-se que se consiga staff melhor equipado, para responder aos desafios na saúde com as tecnologias de bem-estar; as competências de estudantes graduados respondam melhor às exigências da vida de trabalho; idosos a viver em casa recebam melhores serviços; colaboração entre as instituições de saúde e profissionais do setor de saúde seja melhorada na forma de desenvolvimento de currículo e implementação
- Envolvimento de pessoas de interesse; interação em workshops e LTTA’s com pessoas externas para aconselhar as escolas de educação.
A proporção de população envelhecida está a aumentar, bem como as pessoas que precisam de cuidados e apoio de profissionais de saúde; os cuidados de saúde são cada vez mais procurados, mas providenciá-los está a tornar-se um desafio dado que a capacidade dos profissionais é insuficiente. Assim, a solução está em prestar cuidados ao domicílio através do investimento em tecnologias de bem-estar, de forma a tornar a saúde em casa mais eficiente tendo em conta os fatores demográficos.
No entanto, os níveis de competência e conscientização entre profissionais e aprendente são limitados, combinados com um certo ceticismo dentro destes grupos. Para contrariar isto, é necessário envolver staff e alunos de outras áreas como Engenharia Elétrica, Eletrónica e Segurança, tendo já nos seus programas de ensino a tecnologia e o conhecimento necessário para a usar. Ou seja, a ideia do projeto é de combinar as competências destas diferentes áreas para impulsionar o foco tecnológico na educação de cuidados de saúde. Os participantes da área da saúde sabem quais os problemas e necessidades e os da área das tecnologias sabem as possibilidades e soluções.
Devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias de bem-estar, a colaboração com criadores das mesmas, empresários e provedores de serviços é essencial. Assim, o projeto pretende acompanhar as exigências da vida de trabalho e métodos educacionais relevantes e materiais de aprendizagem.
No que toca ao ambiente de aprendizagem intersectorial, desenvolver-se-á uma nova forma de providenciar currículo na educação de saúde ao combinar conhecimento e competências que se complementem: educação de cuidados de saúde, engenharia elétrica e programas de segurança.
A nossa escola é responsável por treinar aspetos de TIC da tecnologia de bem-estar e incluí-los na LTTA; acolher e administrar a página web do projeto; instalar e demonstrar soluções de casa inteligente no “Eco Clube”; acolher e organizar a LTTA 1.
Materiais inovadores: desenvolvimento de materiais de aprendizagem que são ajustados ao ensino e aprendizagem num ambiente internacional de aprendizagem intersectorial, onde competências complementares de diferentes áreas são combinadas e melhorando a aprendizagem no local.