Este projeto, intitulado Emprego e Empreendedorismo na Europa – EEE, foi planeado para ajudar os alunos a conhecerem melhor as possibilidades de emprego e empreendedorismo a nível internacional e regional, dotando-os um conjunto de conhecimentos e competências que podem refletir-se numa vantagem competitiva para o seu futuro profissional. Assim, ligamos o mundo da educação ao mundo do trabalho, através da análise das diferentes realidades, relacionadas com o emprego e empreendedorismo, nos diferentes países empenhados no desenvolvimento deste projeto, nomeadamente, Espanha (IES Virrey Morcillo), Itália ISTITUTO D’ISTRUZIONE STATALE DI SACILE E BRUGNERA, Suécia (Kungsgårdsgymnasiet), Noruega (Mosjøen videregående skole) e Portugal (Escola Profissional da Praia da Vitória, que coordenou).
Com este objetivo foram preparadas três LTTA – Learning Teaching Activity, para as quais os alunos, de todas as escolas envolvidas, preparam apresentações relacionadas com a cultura do seu país/região e sobre as atividades económicas mais relevantes. A par destas apresentações, preparam, também, material específico para incluir nos dois módulos referentes aos temas do empreendedorismo, e do emprego na sua região. Este material, produzido pelos alunos, resultou em dois “Teachers Info Packs” que contém dois planos de aula (um para o tema do empreendedorismo e outro para o tema do emprego), propostas de trabalho, guiões de entrevistas, vídeos e/ou apresentações que servem de material de apoio aos planos de aula.
A primeira LTTA – Learning Teaching Activity realizou-se, de 20 a 22 de novembro de 2018, em Espanha, e a segunda LTTA, de 8 a 10 de abril, na Suécia. A terceira LTTA estava totalmente planeada para se realizar em Portugal, na Ilha Terceira – Açores, de 24 a 26 de março de 2020, mas, infelizmente, devido à situação epidemiológica causada pela COVID 19, não se conseguiu concretizar.
Nas atividades do projeto participaram jovens, de todas as escolas parceiras, com idades compreendidas entre os 16 e 20 anos, envolvendo-se várias turmas. No entanto, dos jovens participantes nas atividades do projeto 14 jovens deles, de cada escola parceira, tiveram ainda a oportunidade de participar nas LTTA’s.
Para as escolas, foram desenvolvidos materiais didáticos para o ensino empreendedorismo, implementação de novos negócios (start-up), e procura ativa de emprego. A expetativa é que este material didático produzido possa ser utilizado por outros professores, para o ensino de matérias dedicadas ao empreendedorismo, negócios e procura ativa de emprego.
Produtos Finais: