Projeto Social (2 a 3 de março de 2015)

Ação de Sensibilização – Cidadania Europeia

Nos dias 2 e 3 de março, os formandos das turmas 95 (Curso de Técnico de Multimédia),96 (Curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria),97 (Curso de Técnico de Produção Agropecuária) e 98 (Curso de Técnico de Refrigeração e Climatização) do percurso S3, Tipo A do programa REACTIVAR, no âmbito da área de competência chave de Cidadania e Profissionalidade, participaram numa ação de sensibilização sobre cidadania europeia, com o objetivo de reconhecer a importância económica, social e cultural da União Europeia, aprofundar o espírito de cidadania europeia e identificar direitos e deveres dos cidadãos europeus.

As ações, dinamizadas pela Dra. Margarida Sodré, do centro Europe Direct, foram esclarecedoras e proporcionaram momentos de esclarecimento de dúvidas e de discussão sobre os temas abordados. Os formandos ficaram assim mais esclarecidos e conscientes sobre o que significa ser cidadão da União Europeia.

“Recordar os brinquedos da nossa infância.”

O Projeto Social das turmas P e Q, do Curso de Aquisição Básica de Competências – Percurso B1, do Pólo de Angra do Heroísmo, denominado “Recordar os brinquedos da nossa infância” foi desenvolvido entre 16 e 29 de janeiro de 2015.
O referido projeto surgiu do diálogo entre docentes e alunos, das turmas acima mencionadas sobre os brinquedos utilizados na sua infância. Ao longo do diálogo, os alunos referiram a distinção entre os brinquedos da sua época e da atualidade e o seu uso.
Numa primeira fase, foi realizada uma pesquisa com os alunos, com a ajuda das docentes das turmas, sobre os brinquedos mais apreciados na sua infância. Seguida de uma seleção de alguns desses brinquedos e a construção dos mesmos pelos alunos, na sala de aula, com os materiais adequados a cada um.

Os principais destinatários desta ação educativa foram os alunos da escola (Pré-escolar e 1º Ciclo) EBI/JI Prof. Maximino F. Rocha, na freguesia da Terra-Chã que no dia 29 de janeiro, dia em que se comemorava o “Dia das Amigas”, receberam no ginásio da escola ambas as turmas que fizeram a apresentação do projeto.

Os alunos das turmas responsáveis pelo projeto explicaram com que material tinham realizado os brinquedos, como se desenvolvia a brincadeira com estes e quais as regras a utilizar, exemplificando e convidando ordenadamente algumas crianças a experimentarem os mesmos.

As crianças, o pessoal docente e discente aderiram em massa e com entusiasmo. A interação e relação adulto-crianças foi muito rica e dinâmica.
No final da apresentação, os alunos das turmas P e Q ofereceram alguns dos brinquedos, um diploma de participação a cada turma da EBI/JI Prof. Maximino F. Rocha, e vários desenhos com brinquedos, para posteriormente ilustrarem nas salas de aula.

Os principais objetivos desta atividade eram: Promover a criação de situações que favoreçam o conhecimento de si próprio e um relacionamento positivo com os outros no apreço pelos valores da justiça, da verdade e da solidariedade; recuperar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos e desenvolver um trabalho interdisciplinar de forma prazerosa para os alunos.
Esta iniciativa foi bem acolhida por todos os formandos, que se mostraram satisfeitos com os conhecimentos adquiridos e transmitidos, demostrando interesse numa nova edição.
Implementação do Projeto na EBI/JI Prof. Maximino F. Rocha

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